Ideia

Foto ideaA Camerata Laranjeiras é uma instituição sem fins lucrativos que visa promover a integração social através da música.

Fundada em Novembro de 2013, a Camerata Laranjeiras é uma Orquestra Independente sem fronteiras, que atende livremente, jovens estudantes de música, sem fazer julgamentos de classe social, gênero e nacionalidade. A iniciativa nasceu do desejo de tres artistas, o violinista Carioca Tiago Cosmo, a violinista Alemã Karolin Broosch e a violoncelista Norueguesa Kaja Pettersen que tiveram a idéia de conectar jovens de diferentes camadas sociais aos seus sonhos e paixoes através da música. Trata-se de um projeto único no Brasil que tem promovido um intercambio sem fronteiras entre culturas e outras linguagens artísticas para a criaçao de uma identidade coletiva e novas experimentaçoes musicais.

O repertório é formado por músicas que refletem a personalidade e preferências musicais de cada integrante como expressões de valores culturais e construçao de um ambiente apoiado na diversidade. Em cada Ediçao, produzem arranjos próprios, em que acrescentam músicas de diversos generos tais como: Música Clássica, Norwegian Folk Music, Bossa Nova, Heavy Metal, Funk, Pop, entre outros.

A Camerata Laranjeiras tem se destacado por sua energia vibrante e qualidade sonora, sobretudo tem atraído o público de diferentes idades. Após uma performance bem sucedida, o grupo ganhou notoriedade internacional, no qual inspirou alguns jornalistas de escreverem matérias sobre o projeto.