Tiago Cosmo da Silva

foto Tiago

Tiago Cosmo é um jovem violinista, pedagogo e produtor apaixonado por música, natural de Niterói (Rio de Janeiro) que se encantou aos 11 anos de idade ao ver pela primeira vez um violino num projeto social de música „Orquestra de cordas da Grota“ na favela Grota do Surucucu. Ele foi Spalla da Orquestra de Cordas da Grota por um longo tempo, realizando apresentações em importantes Teatros e salas de concerto do Rio e outros estados e turnes de âmbito internacional tais como: Portugal (2001), Nova York (2006), América Central (Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador e Belize).

 De 2010 á 2012 realizou seu sonho de conhecer a Alemanha e Noruega, tendo lições com Nils Thore Røst Brynjar Schulerud e Astrid Kirschner, além de conhecer as modernas salas de Concerto em Oslo e assistir pela primeira vez uma ópera (La Bohemia) no Norwegian Opera .

No Rio de Janeiro teve suas primeiras lições com o Professor Frederico Licurgo e Fábio Almeida, e depois prosseguiu com Ricardo Amado (2001 a 2003), Jesu Paulo Lobato (2003 a 2004), Bernardo Bessler (2004 a 2008), Amarilis Guimarães, Karolin Broosch e Gabriela Queiroz.

Tiago integrou a Petrobrás Sinfônica Jovem (2003), OSB Jovem (2006 e 2008). Realizou concertos com artistas renomeados da MPB, tais como: Gilberto Gil, Fernadinha Abreu, Gabriel O Pensador, Armandinho, Turíbio Santos, Francis Heime, Artur Maia e Banda Afroreggae(Ar21). Ele realizou algumas performances nas principais orquestras do Rio (Orquestra Sinfônica Nacional, Orquestra Sinfônica Brasileira Ópera e Repertório) e Oslo Camerata. Foi integrante do Projeto social Vila Lobinhos, Projeto SESI (sobe a batuta do maestro Silvio Barbato). Como professor, deu aulas no Espaço Cultural da Grota, Projeto Aprendiz música nas escolas, Solar Meninos de luz (Pavão Pavaozinho) e Grupo cultural Afroreggae onde atua como assistente de Direção artística e regente da Orquestra Mirim e Camerata Afroreggae.

Depois da sua rica experiência na Europa, Tiago voltou motivado a se dedicar mais e mais para estar um professor melhor e já tem muitos alunos seguindo seus passos, sobretudo tocando em outras orquestras (Academia Petrobrás e OSB Jovem) e festivais consagrados(Festival Internacional de Música de Juiz de Fora) e cursando a Universidade.

Além de violinista e pedagogo, em 2011 fundou a Cosmusic40°eventos, empresa especializada em produção musical (casamentos e outros tipos de evento) onde tem se destacado como produtor pela sua criatividade, irreverência e sofisticação.

Junto com Karolin Rosalie Broosch, fundou em 2010 o Duo Cosmo – Broosch realizando um circuito de apresentações profissionais e voluntárias em escolas, abrigos, Hospitais, Mercados, Universidades, Fundações, ruas e praças, Creches, Empresas e parques como missão de levar arte para lugares inusitados, fora de ambientes formais.

 >> Website       >> Facebook